Benefícios da Telefonia IP no setor de Recursos Humanos

O setor de Recursos Humanos tem passado por algumas transformações nas empresas. No lugar de um setor operacional e burocrático, o RH tem se tornado estratégico e responsável pela potencialização do capital humano, que em empresas de tecnologia é o principal ativo.
Em outros temas já apresentados aqui no blog abordamos algumas funcionalidades da telefonia IP e como ela pode auxiliar nos diversos setores nas empresas. Em alguns casos, como atendimento ao cliente e comercial, a telefonia IP pode ser tornar um diferencial competitivo aumentando o número de resultados positivos para os setores. Assim como alguns dos recursos da telefonia pode beneficiar o setor de Recursos Humanos.

SISTEMA DE GRAVAÇÃO

A ferramenta de de gravação tem sido bastante utilizada por callcenters e centrais de serviço ao cliente. É de extrema importância manter o registro das ligações realizadas, seja para registros jurídicos ou para atuação em treinamentos e aperfeiçoamentos. O RH pode ser um grande usuário deste recurso, uma vez que as gravações poderão ser realizadas em treinamento e capacitação, monitoramento e acompanhamento de atividades dos colaboradores.

VÍDEO CONFERÊNCIA

A vídeo conferência tem se popularizado nos últimos anos, principalmente com o aumento de velocidade nos links de internet e a popularização de aplicativos de comunicação instantânea. Para o mercado corporativo, a vídeo conferência diminuiu o custos em viagens e ampliou a capacidade de contato com os clientes, através de apresentações e reuniões remotas.
Um dos papéis do setor de Recursos Humanos está na melhoria de capacitação e retenção de talentos. Através da vídeo conferência é possível a realização de cursos e treinamentos remotos, web conferências, e até mesmo entrevistas com candidatos que estão em outras cidades.

ENVIO DE SMS

A comunicação corporativa é um desafio para muitas empresas, principalmente quando há colaboradores espalhados em diversas localidades geográficas. Com o envio de SMS é possível enviar recados e alertas para muitas pessoas simultaneamente. Aliado a uma integração com o ERP, o envio de SMS pode auxiliar o setor de recursos humanos na solicitação de documentos, avisos de férias, renovação de planos de saúde e outras notificações importantes.

REGISTRO E CONTROLE DE PONTO ELETRÔNICO

Empresas que trabalham com funcionários terceirizados em outras localidades, home office ou em trânsito necessitam de alternativas para o registro e acompanhamento do ponto eletrônico. A telefonia pode ser uma grande aliada neste caso. O registro pode ser realizado através de um aplicativo no smartphone ou um número especial com uma URA (Unidade de Resposta Audível), onde o funcionário faz o registro utilizando suas credenciais, e o sistema armazena a matrícula, número de origem, data/hora e até mesmo a geolocalização.

A Canal disponibiliza soluções de Telefonia IP que garantem redução de custos e um maior eficiências nos processos de comunicação.

MBA em Gerenciamento de Projetos, possui certificações ITIL, dCAA e dCAP (Digium Certified Asterisk Professional). Atua há 15 anos nas áreas de TI, telecomunicações e redes convergentes. Exerce a função de Gerente de Projetos da Canal Telecom, tendo participado de mais de 100 projetos de implantação de redes de telefonia IP.

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