Cloud IPPBX e o futuro da telefonia

Assim como diversas soluções em tecnologia, a telefonia está passando por grandes transformações. O fixo está perdendo espaço para o móvel, os aplicativos de mensagens tomaram o lugar do SMS e das ligações, o 3G que era novidade até pouco tempo hoje parece lento perto do 4G e os aplicativos mobile estão cada vez mais presentes no dia a dia.

 

No mundo corporativo estas mudanças são mais graduais. Para ser adotada, uma tecnologia deve estar madura e confiável.

 

Como já mencionamos em outros posts, o PABX tradicional já não atende mais as demandas de funcionalidades e flexibilidade que as empresas necessitam. Com o PABX IP, as empresas passaram a se comunicar a custo zero entre unidades, integrar sistemas, oferecer novos serviços para seus clientes e gerenciar o ambiente de telefonia de forma simples e ágil, garantindo disponibilidade e redução de custos. Diante de tantas transformações, um novo produto vem se destacando e ganhando cada vez mais espaço e confiabilidade: o Cloud IPPBX.

 

Para muitas empresas acessar ambientes em Cloud já faz parte do cotidiano. Serviços como email, armazenamento de arquivos e até mesmo sistemas de ERP e CRM já são hospedados em grandes datacenters de empresas como Amazon, Google e Microsoft. Assim como estas aplicações, a migração do PABX IP para a nuvem é uma evolução natural.

 

Em nosso post sobre Telefonia em Nuvem falamos sobre as principais vantagens e dúvidas. A facilidade de implantação, baixo investimento inicial e mobilidade estão transformando o Cloud IPPBX em uma solução ideal para pequenas e médias empresas, que precisam de flexibilidade a um custo acessível e agilidade nos processos de comunicação.

 

Com os recursos de escalabilidade, balanceamento de carga e alta disponibilidade, o Cloud IPPBX começa a ser adotado também em projetos de grande porte, onde a confiabilidade é fator fundamental em ambientes com links de internet com grande capacidade.

O que devemos esperar do futuro?

IOT

A Internet das Coisas é um termo que designa a comunicação entre diferentes dispositivos, sem interferência humana. Baseada em recursos de coleta de dados através de telemetria, é muito utilizada em Indústrias, e está se tornando cada vez mais popular.

Com a integração com o Cloud IPPBX novos recursos de gerenciamento estarão disponíveis, sendo possível controlar sistemas e equipamentos utilizando o telefone, até mesmo recebendo alertas de status e monitoramento.

Chatbot

Através de uma linguagem natural, o chatbot é na essência um software de interação que busca responder questionamentos utilizando uma base de conhecimento.

Muitas empresas já oferecem o serviço de chat para dúvidas e soluções de problemas utilizando recursos de chatbots. Com a evolução das ferramentas de reconhecimento de voz e Text to Speak (conversão de texto em voz), em breve estaremos conversando com computadores sem perceber, através de uma plataforma Cloud IPPBX.

Plataformas de comunicação como o Cloud IPPBX estarão cada vez mais integradas com a estratégia de comunicação das empresas, seja comunicação interna, serviços para clientes ou automação de processos. Se deseja saber mais informações, entre em contato pelo e-mail canal@canaltelecom.com.br ou comente abaixo!

Créditos de imagem: Shutterstock/everythingpossible

MBA em Gerenciamento de Projetos, possui certificações ITIL, dCAA e dCAP (Digium Certified Asterisk Professional). Atua há 15 anos nas áreas de TI, telecomunicações e redes convergentes. Exerce a função de Gerente de Projetos da Canal Telecom, tendo participado de mais de 100 projetos de implantação de redes de telefonia IP.

Deixe uma resposta