Mobilidade da telefonia IP – Forneça comunicação onde e quando precisar

A mobilidade da telefonia IP está cada vez mais presente no dia a dia das empresas, isso pelo fato dos softwares utilizados no ambiente corporativo estarem se integrando de forma muito mais fácil. Neste contexto, tarefas relacionadas a telefonia IP como coleta e repasse de informações, consulta a banco de dados e processos automatizados, todas podem ser integradas e compartilhadas com outros softwares, possibilitando mobilidade da comunicação e informação.

A mobilidade é definida como característica do que é móvel ou do que é capaz de se movimentar. Assim sendo, o transporte de voz por meio da rede de dados (principal característica da telefonia IP) é um exemplo claro de mobilidade.

O que antes era tratado como novidade, hoje está tão presente na rotina das pessoas, que mesmo sem saber, estão utilizando a mobilidade da telefonia IP para se comunicar e realizar tarefas que antes não era possível. Como exemplo temos o Whatsapp, aplicativo que utiliza a rede de dados (internet) para compartilhar textos, imagens, vídeos e até mesmo para realizar ligações gratuitas.

Pensando na forma de como um aplicativo reduziu o custo do usuário comum com a realização de ligações e mudou a forma das pessoas se comunicarem, imagine esta mesma tecnologia operando no ambiente da sua empresa, porém, por meio de uma plataforma de comunicação pensada e desenvolvida para o ambiente corporativo, com funções e ferramentas para facilitar controles, aumentar a segurança, dinamizar a execução de tarefas e possibilitar a mobilidade da telefonia IP. A Canal Telecom fornece esta solução ao mercado por meio das plataformas PABX IP e Gateway Multiserviços.

Para aqueles que já conhecem um pouco sobre a telefonia IP, o conceito de integração matriz e filiais é algo já dominado e entendido como possível de ser realizado. Aos que ainda estão conhecendo esta tecnologia e pensam em utilizar no ambiente corporativo da sua empresa, a comunicação entre matriz e filiais é apenas um dos exemplos de integração entre ambientes remotos e de mobilidade da telefonia IP. Como outros exemplos que podemos destacar ao ter a telefonia IP atuando no ambiente corporativo temos: utilização de ramais em computadores e celulares, definição de perfil de discagem de acordo com o ramal e setor ao qual pertence, utilização de callback para equipes de campo, utilização de audioconferência para reunião entre equipes e com clientes, etc.

Conheça todas as ferramentas disponíveis clicando aqui para acessar nossa página de soluções no site.

Situações em que a mobilidade da telefonia IP se destaca

Cada empresa necessita de uma solução específica para o seu tipo de ambiente e demandas existentes. De modo geral, o atendimento e realização de ligações, gravação e transferência de chamadas, são requisitos mínimos que qualquer central telefônica disponibiliza hoje em dia. O grande diferencial de uma plataforma de comunicação IP comparada às outras centrais com aplicações standard, é a possibilidade de entregar e fornecer o serviço e funcionalidades customizadas para ambientes muitas vezes distintos, separados geograficamente e com diferentes necessidades. Abaixo estão listados alguns pontos onde a mobilidade da telefonia IP se destaca.

  • Integração com softwares: A telefonia IP pode integrar com sistemas de outros setores a fim de fornecer informações necessárias para a realização de tarefas, como por exemplo relatórios de custos direcionados a área financeira para controle de consumo dos recursos de telefonia.

 

  • Ambientes remotos: Contato com fornecedores, escritórios remotos e demais localidades que tenham um ramal registrado com a central, podem realizar ligações entre si a custo zero, gerando dessa forma redução de custos e uma comunicação mais dinâmica.

 

  • Equipes de campo: Para pessoas que atuam em campo, o callback é uma forma de disponibilizar ao usuário todos os recursos da telefonia IP por meio do celular.

 

  • Períodos de plantão: Sempre que necessário as ligações recebidas podem ser encaminhadas para atendimento no celular da pessoa que estará em plantão, dispensando desta forma a necessidade de haver alguém na empresa em um dia de feriado por exemplo.

 

  • Ambientes de nuvem: Soluções de telefonia IP podem ser utilizadas no ambiente em nuvem demandando pouca necessidade de mudança no ambiente físico da empresa, proporcionando mobilidade da telefonia IP ao fornecer acesso aos módulos e configurações da plataforma de comunicação de qualquer lugar com acesso a internet.

 

Como pôde ser visto, a mobilidade da telefonia IP não está somente na utilização de ramais em computadores e telefones celular. A telefonia IP vai além do mundo da transferência de ligações e execução de mensagens gravadas, ela realiza o roteamento de ligações, grava e armazena dados, enfim, possibilita inteligência aos processos relacionados a telefonia e atualmente às demais áreas que possam ter atividades que de alguma forma estejam relacionadas à telefonia.

Encontrar um fornecedor de telefonia IP com uma solução bem estruturada e com forte atuação no mercado, é um fator importante para ter em sua empresa um ambiente integrado e pensado de forma correta para lhe atender. Conte conosco para conhecer sua telefonia e dimensionar um projeto que consiga lhe dar capacidade de ampliação e melhorar ainda mais seus resultados.

Créditos de imagem: Shotterstock/ra2studio

MBA em Gerenciamento de Projetos, possui certificações ITIL, dCAA e dCAP (Digium Certified Asterisk Professional). Atua há 15 anos nas áreas de TI, telecomunicações e redes convergentes. Exerce a função de Gerente de Projetos da Canal Telecom, tendo participado de mais de 100 projetos de implantação de redes de telefonia IP.

Deixe uma resposta

*

code