Não é só telefonia – Entenda o segredo da plataforma de comunicação IP

Atualmente no ambiente corporativo utilizar uma plataforma de comunicação IP é algo que está se tornando comum, isso ocorre pelo fato da antiga central telefônica ter evoluído. Cada vez mais tarefas rotineiras estão sendo automatizadas e benefícios como agilidade e segurança tornaram-se requisitos mínimos obrigatórios para toda ferramenta que transporte, armazene ou forneça informações. Continue lendo este post e entenda o segredo da plataforma de comunicação IP.

A evolução para a plataforma de comunicação IP

Não muito tempo atrás a compra de uma central telefônica era realizada pelas empresas apenas com o objetivo de atender e realizar ligações. Hoje, no entanto, a central telefônica encontra-se tecnologicamente evoluída, deixou de ser apenas mais um equipamento dentro da empresa e como plataforma de comunicação IP passou a ser parte fundamental das estratégias de controle de custos, performance de vendas e de qualidade no atendimento.

O grande momento de transformação da central telefônica ocorreu quando tornou-se possível utilizar a rede de dados (pública e privada) para transportar voz em tempo real. Neste momento, voz, imagem, texto e todo tipo de informação passaram a ser trafegadas nas empresas dentro de uma rede convergente, tornando desnecessário utilizar estruturas diferentes para serviços de telefonia, vídeo e internet.

Podemos entender como plataforma de comunicação IP toda solução que, por meio da rede de dados, disponibiliza um conjunto de funcionalidades que torna possível a comunicação em tempo real entre duas ou mais pessoas, coleta informações, as organiza e disponibiliza para consultas. Como conjunto de funcionalidades da telefonia IP podemos citar:

  • Comunicação a custo zero entre ramais e unidades remotas
  • Bilhetagem de ligações recebidas e realizadas
  • Controle de ligações por usuário
  • Relatórios gerenciais de utilização da telefonia
  • Gravação de ligações
  • Mobilidade e escalabilidade
  • Integração com outros softwares corporativos

A plataforma superou barreiras

Ao optar por utilizar uma plataforma de comunicação IP no ambiente de telefonia, você perceberá que barreiras como confiabilidade, estabilidade, gerenciamento e segurança, são fatores que foram estudados e superados pelos fornecedores de soluções IP.

Atualmente, hardwares e softwares tem uma boa maturidade de desenvolvimento e utilização no mercado. Ao contrário de como era feito antes, cada vez mais as plataformas de comunicação IP estão se tornando modulares e a personalização de funções é algo praticado por muitos fornecedores, isso se dá pelo fato de ser perceptível a mudança de necessidades entre ambientes corporativos. Uma solução estática que não consegue ser moldada ao ambiente não é mais o que as empresas precisam. Hoje, a capacidade de adaptação deve vir do fornecedor da solução, caso isso não seja possível, a empresa terá que tentar se adaptar a plataforma de comunicação, processos e atividades terão de ser alterados e isso poderá afetar de forma negativa os resultados obtidos.

Como exemplo, a Canal Telecom tem em seu portfólio, soluções que podem ser customizadas e utilizadas de formas diferentes dentro do ambiente de telefonia e que disponibilizam todas as funcionalidades e benefícios citados anteriormente. Abaixo está uma descrição resumida de cada uma:

PABX IP Canal Telecom: Assume totalmente o ambiente de telefonia, a plataforma de comunicação disponibiliza acesso aos módulos da solução, possibilitando o gestor controlar políticas e dimensionar o tamanho da sua rede de usuários.

Cloud IPPBX: A solução em nuvem pensada pela Canal Telecom, disponibiliza a plataforma de comunicação IP e seus ramais ao usuários da empresa por meio da internet, dispensando a necessidade de adicionar novos servidores físicos ao ambiente do cliente. Facilidade de uso e mobilidade são as principais características desta solução.

Clique aqui e assista o vídeo sobre a solução Cloud IPPBX Canal Telecom!

Gateway Multiserviços: A principal característica do Gateway Multiserviços é a possibilidade de ser utilizado juntamente com a central já existente no ambiente de comunicação. Ao ter o Gateway Multiserviços no ambiente de telefonia, a nova plataforma de comunicação IP poderá ser utilizada juntamente com a central legada, minimizando investimentos em uma estrutura totalmente nova e possibilitando a migração parcial para a telefonia IP.

Qual o segredo?

A plataforma de comunicação IP é uma alternativa às soluções que antes não podiam ser moldadas, possibilita o usuário ter maior proximidade com o sistema, e permite as empresas dimensionar uma solução apenas com o que realmente irão utilizar. Não precisam mais comprar uma plataforma completa para usar apenas 10% da solução. O segredo da plataforma de comunicação IP está em sua capacidade de adaptação e personalização. Nada que é imutável hoje poderá ser mantido em um ambiente dinâmico.

Entre em contato conosco, descreva seu ambiente de telefonia para nós e saiba como a plataforma de comunicação IP da Canal Telecom pode adicionar mais controle, segurança e qualidade à sua empresa.

Créditos de imagem: Sdutterstock/Joe Techapanupreeda

Graduado em Sistemas de Informação com MBA em Gestão Empresarial. Profissional da área de TI com 16 anos de experiência em Telecomunicações, Redes Convergentes e Telefonia IP. Desenvolve soluções de comunicação sobre redes ips e integração de voz e dados. Entusiasta em comunicação Open Source.

Deixe uma resposta