Contingência no ambiente de telefonia – saiba trabalhar a prevenção de riscos

Hoje em dia cada vez mais empresas estão trabalhando a prevenção de riscos ao identificarem a necessidade de crescer seu ambiente organizacional e investir em novas soluções na área de TI. A telefonia, por ser um dos principais meios de comunicação disponível na empresa, é uma área de alta criticidade e deve ter todos os riscos referente a segurança da informação e continuidade da comunicação identificados. Ao ler este post, você entenderá como trabalhar a contingência e a prevenção de riscos no ambiente de telefonia IP.

Mapeamento e prevenção de riscos

A definição de risco pode ser entendida como a possibilidade de uma ameaça explorar uma vulnerabilidade e esta ação refletir resultados negativos, causando por meio do impacto gerado uma possível inoperabilidade e ou problemas ao ambiente.

A prevenção de riscos é a forma pela qual as empresas identificam e diminuem a possibilidade de eventos negativos ocorrerem por conta de ações realizadas sobre vulnerabilidades do ambiente, protegendo desta forma ativos de informação e toda a estrutura funcional relacionada ao ambiente organizacional.

Ao ser trabalhada a prevenção de riscos para o ambiente de telefonia IP, algumas etapas podem ser seguidas para que o processo seja efetuado de maneira correta. Segue abaixo:

  • Levantar informações sobre a estrutura física a ser trabalhada
  • Detalhar softwares/funcionalidades utilizadas
  • Identificar e mapear o fluxo de informação
  • Listar os usuários e classificar o nível de acesso às ferramentas e informações pertencente a cada um
  • Listar melhorias a serem trabalhadas
  • Identificar riscos inerentes a nova estrutura e às melhorias
  • Definir formas de prevenir os riscos identificados
  • Executar o projeto seguindo restrições e estratégias definidas para a prevenção de riscos

Riscos existentes na telefonia IP

Na telefonia IP, os riscos podem estar atrelados a uma série de fatores, como por exemplo ao hardware da solução, ao fluxo de ligações e desvios de chamadas ou até mesmo aos recursos humanos. Para cada tipo de risco, uma estratégia de prevenção de riscos pode ser formulada a fim de prevenir um possível resultado negativo.

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Um dos primeiros fatores de risco a ser estudado é a contratação do fornecedor da plataforma de telefonia IP. Esta escolha deve ocorrer de forma assertiva com a demanda do seu ambiente. Toda a solução ofertada pelo fornecedor, deve ir de encontro com o atendimento das funcionalidades e melhorias pensadas para a correta comunicação dos usuários e clientes da empresa.

A definição de um correto fluxo de ligações é outra etapa que deve ser pensada e realizada de forma correta, pois é considerada uma etapa de prevenção de riscos. O fluxo de ligação é importante pelo fato de que toda e qualquer entrada ou saída de ligação realizada seguirá as regras ali definidas. Ao ser pensado de forma incorreta, riscos como chamadas não atendidas, ligações não completadas e até mesmo um alto consumo de recursos poderão ocorrer. Ações mal pensadas como esta, levará a equipe executora do projeto a consumir mais tempo do projeto para a execução de retrabalhos.

Mesmo após a implantação da solução de telefonia IP, definição do fluxo de chamadas e um correto dimensionamento de funcionalidades, riscos inerentes a comunicação da empresa continuam demandando atenção. Um possível cenário de queda do link de comunicação da operadora, é um risco constante para ambientes que não utilizam soluções de redundância. No caso deste cenário, ligações poderão continuar sendo realizadas caso a plataforma de comunicação tenha as seguintes opções: Link secundário de operadora para encaminhamento de chamadas, utilização de operadora IP, utilização de chips celulares na central para completamento mínimo de ligações.

Segurança

Outro fator a ser mapeado na estratégia de prevenção de riscos é a segurança de dados. Ao contrário da telefonia tradicional, a telefonia IP utiliza a rede de dados para o tráfego de voz, e demanda as mesmas necessidades de segurança dos serviços fornecidos via internet. Controle e monitoramento de acessos, políticas rígidas para senhas de ramais e usuários e configurações específicas de firewall são fundamentais para prevenção de riscos.

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A Canal Telecom, empresa fornecedora de soluções em telefonia IP, atende o mercado oferecendo como opção de soluções os produtos PABX IP On Premises e Cloud IPPBX, o Gateway Multiserviços Canal Telecom e também a solução Shaper Canal Telecom.

Conheça nossas soluções e entre em contato conosco. Trabalhamos auxiliando o cliente a identificar a real demanda do ambiente de telefonia, coletamos informações e dimensionamos nossos projetos de forma assertiva ao ambiente que será atendido.

Créditos de imagem: Shutterstock / A-image

Graduado em Sistemas de Informação com MBA em Gestão Empresarial. Profissional da área de TI com 16 anos de experiência em Telecomunicações, Redes Convergentes e Telefonia IP. Desenvolve soluções de comunicação sobre redes ips e integração de voz e dados. Entusiasta em comunicação Open Source.

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