Principais vantagens do Número Virtual

Um tempo atrás, quando o mundo ainda era analógico, era comum decorar o número do telefone de pessoas e empresas de nossa rede de relacionamento. O número do telefone era quase uma marca que as empresas faziam questão de divulgar. Afinal de contas, era o principal ponto de contato com os clientes. Hoje, quando precisamos entrar em contato com uma empresa recorremos ao Google. Apesar de terem surgidos tantas formas de comunicação, o telefone ainda é o principal meio de contato entre empresas e clientes.

Já abordamos em posts anteriores alguns tipos de tecnologia que as operadoras oferecem: Linhas analógicas, links digitais (DDR) e o Número Virtual (DID – Direct Inward Dialing), que está se tornando cada vez mais popular. Diferente das tecnologias tradicionais, que necessitam de um link físico da operadora e um equipamento para receber esta conexão, o número virtual funciona integralmente pela internet, e é compatível com plataformas de comunicação PABX IP.
Devido a sua flexibilidade, o Número Virtual possui inúmeras vantagens em relação a um número tradicional:

Abrangência

O Número Virtual não está vinculado a um endereço físico, desta forma, não é necessário ter presença na região para receber ligações locais. Uma empresa com abrangência nacional pode contratar números virtuais em diversas áreas possuindo uma única central de atendimento.

Mobilidade

Em caso de mudança de endereço não é necessário solicitar esta alteração para a operadora, pois o Número Virtual está vinculado ao PABX IP. A única exigência é a disponibilidade de conexão a internet, sem custos com infraestrutura, cabeamento e sem aguardar pelo prazo de alteração.

Agilidade

O período entre a contratação de um Número Virtual e a sua efetiva utilização é bem inferior ao tempo de ativação de outras tecnologias. Como a operadora já possui este número ativo, em pouco tempo ele já pode ser utilizado e divulgado.

Portabilidade

A portabilidade de um número tradicional para um Número Virtual já está disponível em diversas regiões. Os benefícios desta nova tecnologia podem ser utilizados mantendo o número telefônico atual.

Redução de custos

Como não depende de conexões físicas e por estar vinculado a uma tecnologia de vanguarda, o Número Virtual possui um custo inferior em relação as linhas analógicas e digitais. A redução de custos também está atrelada as estratégias de comunicação que podem ser adotadas, como a migração de planos de 0800/4004 para números virtuais nas cidades atendidas.

PABX IP Cloud

O PABX IP em nuvem possui inúmeras vantagens, como já comentamos neste post. Nesta solução, o Número Virtual é a tecnologia mais adotada, em virtude da facilidade de implantação, agilidade e pelo fato de não necessitar de equipamentos adicionais. Empresas com unidades descentralizadas, ou com funcionários trabalhando em Home Office podem utilizar um único PABX IP Cloud para integrar toda comunicação interna e com clientes.

 

As plataformas PABX IP, PABX IP Cloud e Gateway Multiserviços da Canal Telecom possuem suporte nativo para a utilização de Números Virtuais. Se quiser saber mais sobre o assunto, entre em contato pelo e-mail canal@canaltelecom.com.br ou comente abaixo!

 

Créditos de imagem: Shutterstock/ProStockStudio

MBA em Gerenciamento de Projetos, possui certificações ITIL, dCAA e dCAP (Digium Certified Asterisk Professional). Atua há 15 anos nas áreas de TI, telecomunicações e redes convergentes. Exerce a função de Gerente de Projetos da Canal Telecom, tendo participado de mais de 100 projetos de implantação de redes de telefonia IP.

Deixe uma resposta