Quais dispositivos de comunicação para o usuário posso utilizar com telefonia IP?

A implantação de uma plataforma de telefonia IP abrange uma série de benefícios e novas funcionalidades, e por ser flexível, essa solução oferece diversas tecnologias de comunicação para o usuário. É possível integrar a plataforma IP na estrutura de telefonia existente, com aparelhos e cabeamento, como também oferecer serviços exclusivos por meio de novos dispositivos de comunicação e soluções em software.

Dispositivos de comunicação disponíveis com plataformas PABX IP e Gateway Multiserviços

Telefone IP

Desenvolvido para o uso exclusivo em plataformas PABX IP ou Gateways Multiserviços, o telefone IP é um aparelho que se conecta diretamente à rede de dados. Possui diversas funcionalidades, como agenda de contato, teclas de discagem rápida, conferência, caixa-postal e viva voz. A maioria dos modelos conta com visor LCD, recursos de identificação de chamadas e histórico das últimas ligações recebidas e efetuadas. Algumas versões dos dispositivos de comunicação vêm com sistema operacional Android, o mesmo dos smartphones, com a possibilidade de instalação de apps que incrementam as funcionalidades do aparelho.

 

ATA

O ATA (Adaptador de Telefone Analógico) é um dispositivo que converte o protocolo de telefonia IP em sinal analógico. Por meio dele, é possível utilizar telefones comuns (com e sem fio) em uma plataforma PABX IP ou Gateway Multiserviços. A principal vantagem desses dispositivos de comunicação é a adoção dos recursos adicionais que a telefonia IP oferece, mantendo a estrutura existente. É a solução ideal para integração de filiais e unidades remotas, devido à facilidade de implantação e um custo menor que o telefone IP. Além da possibilidade do uso de aparelhos telefônicos tradicionais, é possível conectar o ATA a um PABX analógico, integrando os ramais existentes à rede de telefonia IP. 

 

Gateway FXS

Com funcionamento semelhante ao ATA, os dispositivos de comunicação batizados de Gateway FXS se diferenciam por sua robustez e recursos adicionais. Enquanto o ATA normalmente oferece até duas portas de comunicação, o Gateway FXS pode contar com até 32 ramais em um único equipamento.

 

IP Dect

A tecnologia IP Dect combina os benefícios de um telefone sem fio com a comunicação IP. A conexão com a rede de dados é feita através da base, assim como a configuração e comunicação com o telefone sem fio. Entre as vantagens desses dispositivos de comunição estão a mobilidade, a facilidade de utilização, a duração da bateria e as funcionalidades fornecidas pela solução PABX IP.

 

Softphone

O softphone é um aplicativo que permite realizar e receber chamadas através de um computador, utilizando uma plataforma de comunicação IP. Devido à facilidade de instalação e a versões gratuitas disponíveis, esses dispositivos de comunicação são o meio mais rápido e fácil de conectar um usuário a um PABX IP ou Gateway Multiserviços. Apesar da facilidade, alguns pontos importantes devem ser observados. Como o softphone utiliza recursos de software e hardware do computador, é necessário que haja processamento e memória disponíveis, pois o contrário pode comprometer a qualidade de voz.

Outro ponto importante para a utilização desses dispositivos de comunicação é o headset. Atualmente existem modelos específicos para o uso em telefonia IP, com conexão USB, processamento de áudio próprio e cancelamento de eco. Apesar de o custo ser maior em relação aos headsets comuns, os ganhos obtidos pela adoção de um headset de qualidade compensam. O softphone também exige uma atenção do usuário quanto ao uso, que muda em relação ao telefone de mesa que já está inserido na cultura das empresas.

 

Mobile App

O Mobile App é a versão móvel do softphone. Ele permite a utilização de um ramal IP no smartphone, reunindo todas as funcionalidades de um softphone, com a vantagem da mobilidade. Através desses dispositivos de comunicação é possível originar e receber ligações, realizar transferências, ter acesso à caixa postal, “siga-me” e salas de conferência. É possível utilizar tanto as redes 3G/4G quanto Wifi para a conexão com a plataforma de telefonia IP.

Um projeto de telefonia IP deve considerar todas as opções disponíveis e combinar as vantagens de cada solução de acordo com a necessidade da empresa. A versatilidade do uso da tecnologia em conjunto com dispositivos de comunicação oferece uma gama de alternativas adaptáveis a diversas situações. Nós detalhamos melhor a questão da telefonia IP no nosso e-book gratuito.

 

Crédito de imagem: CC/Unsplash

MBA em Gerenciamento de Projetos, possui certificações ITIL, dCAA e dCAP (Digium Certified Asterisk Professional). Atua há 15 anos nas áreas de TI, telecomunicações e redes convergentes. Exerce a função de Gerente de Projetos da Canal Telecom, tendo participado de mais de 100 projetos de implantação de redes de telefonia IP.

Deixe uma resposta

*

code