Softphone versus telefone de mesa: fique com os dois

Um softphone é um aplicativo multimídia que atua junto à telefonia IP para que os usuários possam efetuar chamadas diretamente de seus PCs ou notebooks. A ferramenta utiliza um ramal autenticado na plataforma de comunicação IP, transformando esses dispositivos em telefones multimídia, com capacidade para transmitir voz, dados e imagens. Então, com todas essas funcionalidades dentro do computador, por que ainda utiliza-se o telefone de mesa quando a tecnologia IP já está implantada em determinadas empresas?

De acordo com uma pesquisa global realizada pela consultoria Forrester em 2013, 7 em cada 10 profissionais passam de 4 a 5 dias da semana trabalhando em uma mesa, com 88% das ligações realizadas a partir de sua estação de trabalho. A mesma pesquisa indica que metade das chamadas são realizadas a partir de um telefone de mesa. Com a evolução da tecnologia, os tradicionais telefones analógicos se tornaram telefones IPs, com novas funcionalidades, mas mantendo as características com as quais as empresas estão acostumadas.

Telefone de mesa

O hábito é, portanto, uma das principais razões para ainda se utilizar o telefone de mesa. Manter o computador para funções que necessitem da escrita e o aparelho telefônico para realizar a comunicação por meio de voz é uma forma de realizar essas atividades separadamente, e dar foco a cada uma delas, sem que uma interfira na outra.

De qualquer modo, é possível conviver com telefone analógico, telefone IP (com múltiplas funções) e softphone em um mesmo ambiente de comunicação. O foco não é definir uma tecnologia melhor que a outra, mas sim possibilitar ao usuário opções para determinados momentos em que ele pode usufruir dos benefícios de cada dispositivo. O planejamento da estratégia de comunicação de cada empresa precisa ser baseado nas necessidades reais dos usuários.

Softphone

O softphone, assim como smartphones e aplicativos de compartilhamento, é uma realidade principalmente entre profissionais que trabalham remotamente, aumentando a produtividade e levando o trabalho e a comunicação a qualquer lugar. Nesse contexto, o softphone permite que se utilizem todas as funcionalidades do PABX IP fora do escritório, algo impensável tempos atrás. A partir de um smartphone ou notebook, é possível originar e receber chamadas sem custo, transferir ligações, consultar a caixa postal, acessar serviços exclusivos em um ambiente seguro e controlado.

Outras funcionalidades que o softphone pode ter são a compressão de dados, cancelamento de eco, redução de ruídos, visualização de identificação de chamada, recurso viva-voz, conferências, transmissão por vídeo, catálogo de endereços para discagem rápida, sistema de gravação de ligações, etc.

Portanto, na dúvida entre utilizar somente o softphone ou em conjunto com o telefone de mesa, opte por ambos. A tecnologia, neste caso, disponibiliza opções que sejam mais cômodas a cada usuário, e é uma decisão de cada empresa manter ou não o telefone de mesa. Se você tem dúvidas sobre o softphone, telefone IP e analógico, entre em contato conosco pelo e-mail canal@canaltelecom.com.br ou escreva nos comentários abaixo que em breve responderemos.

MBA em Gerenciamento de Projetos, possui certificações ITIL, dCAA e dCAP (Digium Certified Asterisk Professional). Atua há 15 anos nas áreas de TI, telecomunicações e redes convergentes. Exerce a função de Gerente de Projetos da Canal Telecom, tendo participado de mais de 100 projetos de implantação de redes de telefonia IP.

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