Virtualização: Quando realizar e quais os benefícios para a telefonia

Atualmente a virtualização é uma prática muito utilizada no ambiente organizacional, entretanto, este conceito já existe desde 1960 e de lá para cá sua utilização vem facilitando em muito a gestão dos recursos de TI necessários no ambiente virtualizado da empresa. A virtualização consiste na utilização de um servidor físico que armazena e executa servidores lógicos (virtuais). Os recursos disponíveis para uso de cada máquina virtual, são gerenciados e disponibilizados pelo servidor físico conforme a demanda de cada aplicação instalada.

Este post aborda a virtualização da telefonia no ambiente empresarial, quando realizá-la e quais benefícios ela pode agregar à empresa.

Análise inicial para realizar a virtualização da telefonia

A virtualização de serviços proporciona ao utilizador deste tipo de solução vantagens que facilitam desde a redução de despesas como também agilidade, eficiência, disponibilidade dos sistemas e ampliação de funcionalidades.

Em uma empresa o ambiente de telefonia pode ter sua execução virtualizada por N motivos, entretanto, saber o melhor momento de realizar esta mudança envolve uma análise da atual solução utilizada, descrição das demandas existentes no ambiente, estudo dos impactos causados pelas mudanças e levantamento dos recursos disponíveis para a execução do projeto.

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Inicialmente a análise da atual solução mostra quais funcionalidades os usuários já utilizam no dia a dia, isso dá ao gestor um ponto de partida que define o que deve ser mantido. Em segundo lugar, o levantamento de demandas revela quais funcionalidades deverão ser adicionadas à nova plataforma virtualizada. Na sequência, após saber o que deve ser mantido e o que deverá ser adicionado, o estudo do impacto que a virtualização da telefonia causará ao ambiente facilitará a elaboração de um plano de ação que tratará questões como treinamento e ajuste da telefonia às necessidades de cada usuário ou setor. Por último, o levantamento dos recursos necessários para execução do projeto irá defini-lo como viável ou não para a empresa.

Vantagens ao virtualizar o ambiente de telefonia

Menor investimento em hardware: Ao realizar a virtualização do serviço de telefonia não será necessário a compra de um servidor dedicado à nova plataforma;

Melhor aproveitamento da atual infraestrutura: A execução virtual dos serviços de telefonia utiliza os recursos (memória, processamento, armazenamento, etc.) já disponíveis no servidor físico responsável pelas máquinas virtuais;

Maior velocidade de implementação do projeto: Por ter a estrutura já instalada e por ser possível realizar remotamente a instalação e configuração da plataforma, a implementação do projeto torna-se mais rápida;

Fácil ampliação e migração da estrutura: Esta característica dá ao gestor do ambiente agilidade em ampliar ou migrar facilmente a estrutura virtual. Caso o servidor físico tenha chegado em sua capacidade máxima no fornecimento de memória ou processamento, o serviço de telefonia pode ser migrado para outro servidor com recursos suficientes para permitir a ampliação e instalação de novas funcionalidades.

Quando realizar a virtualização da telefonia

A virtualização do ambiente de telefonia, deve ser uma solução considerada pela empresa quando o gestor de TI tiver entre seus objetivos a otimização de recursos e ampliação das funcionalidades fornecidas aos usuários. A virtualização gradual dos serviços de TI no ambiente organizacional é a melhor forma de obter bons resultados. Cada aplicação disponibilizada virtualmente dispensa a necessidade de um servidor dedicado para rodá-la e centraliza o serviço em uma plataforma que facilita seu gerenciamento e manutenção.

A Canal Telecom, tem entre seu portfólio de serviços a virtualização da plataforma de telefonia. A utilização virtual da plataforma PABX IP da Canal Telecom disponibiliza da mesma forma que sua solução instalada em servidor físico, relatórios gerenciais, monitoramentos dos recursos utilizados, utilização de funcionalidades e definição de políticas de controle da telefonia. Entre em contato conosco e saiba qual a melhor opção para seu ambiente.

Graduado em Sistemas de Informação com MBA em Gestão Empresarial. Profissional da área de TI com 16 anos de experiência em Telecomunicações, Redes Convergentes e Telefonia IP. Desenvolve soluções de comunicação sobre redes ips e integração de voz e dados. Entusiasta em comunicação Open Source.

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