BYOD: adote junto com telefonia IP. Saiba os motivos

Hoje em dia, é muito comum funcionários utilizarem seus próprios dispositivos móveis para acessar aplicativos e dados da empresa. Essa tendência é chamada de BYOD – Bring your Own Device -, que, em tradução livre significa “Traga seu Próprio Dispositivo”. Isso quer dizer que os colaboradores acessam dados da empresa com seus próprios notebooks, tablets e smartphones.

Nesse mesmo contexto de BYOD, os funcionários podem também acessar o sistema de telefonia IP via dispositivos móveis. Com a plataforma PABX IP da Canal Telecom, por exemplo, os usuários poderão utilizar seus próprios smartphones como ramal da empresa, tendo a liberdade de escolha de dispositivo e mobilidade – esse acesso pode ser feito de qualquer localidade via softphone, que permite que se originem e recebam chamadas sem custo, além da possibilidade de transferência de ligações, consulta à caixa postal e acesso a outros serviços exclusivos da solução IP.

 

BYOD e Telefonia IP

Alguns dos motivos para se utilizar telefonia IP em um ambiente BYOD são:

 

Facilidade de mobilidade da telefonia em um ambiente já conectado

Se os funcionários já utilizam seus dispositivos para acessar dados via BYOD e realizar funções da empresa, nada mais coerente que permitir o acesso à telefonia também, dentro e fora da empresa.

 

Utilização da estrutura de dados para trafegar voz

A mesma estrutura de dados utilizada pelos sistemas da empresa também irá trafegar a voz.

 

Facilidade de utilização de softphones em smartphones e notebooks

Os softphones são facilmente instalados e gerenciados em smartphones e notebooks.

 

Custo zero para utilização de novos ramais na plataforma PABX IP

Incluir novos ramais na plataforma não demanda custos e os funcionários podem acessá-los via dispositivos BYOD.

 

Tecnologia e funcionalidades pensadas para um ambiente IP

O BYOD demanda um ambiente IP; funcionários têm em seus dispositivos tudo o que eles precisam para trabalhar, seja dentro ou fora da empresa, inclusive seus ramais telefônicos.

 

Controle e dimensionamento de custos da telefonia corporativa

O funcionário ter o seu ramal em seu dispositivo móvel não quer dizer que ele possa realizar qualquer tipo de ligação. Além de elas serem monitoradas e gravadas (caso seja necessário), cada usuário tem um tipo de permissão, de acordo com sua função (ligações DDD, DDI, celular, etc.).

 

Atualização tecnológica

A telefonia IP está em constante atualização tecnológica e  permite que novos recursos sejam adicionados. Assim, conceitos como de BYOD são facilmente implementados.

 

Facilidade de comunicação e troca de informações

A tecnologia IP é muito simples de utilizar, e a troca de informações é realizada a qualquer hora, de qualquer lugar.

 

Maior disponibilidade de contato com equipes e clientes

Via BYOD e telefonia IP, os colaboradores estão muito mais disponíveis tanto para sua equipe quanto para clientes.

 

Segurança de BYOD e Telefonia IP

Quando uma empresa resolve utilizar o BYOD, é preciso atentar muito para a questão da segurança. Todos os sistemas a serem acessados pelos colaboradores via dispositivos móveis devem ter acesso bastante restrito, e de acordo com o cargo do profissional. O mesmo acontece com a telefonia IP, principalmente no quesito senhas, já que o dispositivo pode ser perdido ou roubado e utilizado por outra pessoa. Um bom fornecedor de telefonia IP irá prever, desde o início do projeto, a melhor segurança de dados possível para o sistema.
Quer saber mais sobre o assunto? Conheça nossas soluções.

MBA em Gerenciamento de Projetos, possui certificações ITIL, dCAA e dCAP (Digium Certified Asterisk Professional). Atua há 15 anos nas áreas de TI, telecomunicações e redes convergentes. Exerce a função de Gerente de Projetos da Canal Telecom, tendo participado de mais de 100 projetos de implantação de redes de telefonia IP.

Deixe uma resposta

*

code